Saúde‎ > ‎

Causas e tratamentos para a queda de cabelo

postado em 2 de dez de 2018 09:24 por ANA PAULA LOPES VIEIRA PAIVA   [ 2 de dez de 2018 09:24 atualizado‎(s)‎ ]

Causas da queda de cabelo

De fato, o estresse pode agravar a queda de cabelo, no entanto, não é possível afirmar que apenas ele seja o motivador da calvície, uma vez que ela é genética.

Dentre as várias causas que levam à queda de cabelo, uma das mais comuns é o eflúvio telógeno, que pode piorar em decorrência do estresse. Trata-se de uma renovação acentuada do ciclo capilar, em que se perde mais cabelo do que se produz.

O déficit de vitaminas e a insuficiência nutricional de uma maneira ampla podem levar à perda capilar, assim como oscilações hormonais (do hormônio tireoidiano, por exemplo) e troca do anticoncepcional.

Tintura, terapias capilares com formol ou amônia, e outros tratamentos normalmente realizados no cabelo, eventualmente podem agredi-lo e intensificar a queda dele.

A dermatite seborreica não tem participação importante na evolução da calvície, porém, ela caminha paralelamente com o problema, mas sem piorá-lo consideravelmente.

Tratamentos para queda de cabelo

Quando o assunto é queda de cabelo, a regra número um é procurar um dermatologista a fim de que ele faça o diagnóstico e institua o tratamento mais correto. O primeiro passo é separar as diferentes causas de perda capilar. Repetir o tratamento adotado pelo vizinho, por exemplo, não garante a conquista do mesmo resultado, já que cada um pode ter um problema diferente. Cada paciente deve ser avaliado individualmente para que se determine a conjunção correta de tratamentos.

Considerando a alopecia androgenética, o que demonstra um bom efeito é a mescla de terapias. Assim, devem ser avaliados os tratamentos medicamentoso e cirúrgico (transplante de cabelo).

Micro tricopigmentação

A micro tricopigmentação equivale a uma pequena tatuagem sobre o couro cabeludo com o intuito de disfarçar as diferenças de cor e reduzir a sensação de rarefação capilar.

Soma-se a isso o uso de maquiagens, como pós utilizados para diminuir a discrepância entre as tonalidades do couro cabeludo e do cabelo, o que contribui para reduzir a percepção de déficit capilar.

Tratamentos caseiros para a queda de cabelo

Muitos tratamentos caseiros não possuem evidência científica, e segundo alguns médicos, a adoção dessas práticas faz com que se desperdice um tempo precioso antes do início de uma terapia realmente eficaz, e com isso maior será o volume de cabelo perdido. Assim, quanto antes se começar a tratar o problema, melhor tende a ser o resultado final.

Fonte: https://www.leetdoc.com/br/queda-de-cabelo/

Comments