Saúde‎ > ‎

Calvície feminina: percepção e tratamentos

postado em 14 de mai de 2019 15:49 por ANA PAULA LOPES VIEIRA PAIVA   [ 14 de mai de 2019 15:49 atualizado‎(s)‎ ]

Calvície feminina

Muitas mulheres têm vergonha de falar sobre calvície feminina, que é muito parecida com a masculina, principalmente porque é genética, ou seja, quem têm parentes calvos, tem mais chances de também sofrer desse mal.

Na calvície o tempo de vida dos cabelos diminui progressivamente, eles vão ficando cada vez mais miniaturizados, no início têm maior diâmetro e são menos distantes entre si, posteriormente afinam e o distanciamento entre eles aumenta.

Existem duas classificações para a calvície feminina, uma vai até o grau cinco, com aumento progressivo da rarefação capilar, que pode se manifestar ainda na adolescência, e fatores como anemia ferropriva e estresse podem agravá-la. Ademais, o uso de elásticos e tiaras pode levar a um processo irreversível de queda capilar. Não é recomendado fazer tranças afro, pois estas tracionam muito os cabelos.

Percepção da queda de cabelo

Normalmente só se percebe que está ficando calvo quando já se perdeu muito cabelo, muitos não observam quando estão com uma rarefação capilar menor.

Há casos de pessoas que notam a calvície depois de passarem um dia na praia, elas sentem o couro cabeludo queimar ao final do dia, por ficar mais exposto ao sol.

Muitas vezes quem tem cabelo enrolado pensa que tem muitos fios, deve-se prestar atenção como eles ficam quando lavados ou após fazer uma escova, pode-se ter uma pequena quantidade de fios que, enrolados, conferem maior volume à cabeleira.

Tratamentos para queda de cabelo

Existem vários tratamentos para a queda de cabelo, e apesar de não haver cura para a alopecia androgenética, pode-se controlá-la, e diminuir determinados fatores que a pioram, como estresse e alimentação não saudável. 

Tomar polivitamínicos muitas vezes não ajuda contra a perda capilar, e o que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra, e daí alguns acham que certos remédios ou suplementos não funcionam. Por fim, alguns remédios quando associados à outros podem causar prejuízos, por exemplo, alguns diminuem o efeito do anticoncepcional.

Para a calvície masculina, existem remédios que estimulam o encorpamento dos cabelos, e alguns desses podem ser também utilizados por mulheres.

Fique ligado: descubra o melhor comprimido para queda de cabelo.

Tratando a calvície, aumenta-se a fase anágena do ciclo capilar, e o tempo de vida dos fios, entretanto, da mesma forma que demora anos para a calvície evoluir, demora-se um tempo considerável para tratá-la.

Comments