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Valeriana melhora o sono e combate o estresse e a ansiedade

postado em 25 de nov de 2018 09:15 por ANA PAULA LOPES VIEIRA PAIVA   [ 30 de nov de 2018 17:13 atualizado‎(s)‎ ]

Melhora do sono

O benefício mais conhecido da valeriana é na melhora do sono. Várias pesquisas científicas comprovam que ela não só ajuda a dormir melhor, mas também a adormecer mais rapidamente. Se você tem insônia e dificuldades para pegar no sono, ela pode lhe ajudar bastante.

Combate ao estresse e a ansiedade

A valeriana ajuda a regular o estresse e a ansiedade, pois estimula a produção de substâncias que agem no cérebro deixando o indivíduo mais sereno.

Valeriana contribui para o emagrecimento?

De forma indireta pode-se inferir que sim, pois consumindo-a o indivíduo fica mais relaxado e menos ansioso, dorme melhor e tem mais energia para praticar atividades físicas no dia a dia, porém, é importante deixar claro que ela não é um termogênico, ela não acelera o metabolismo, e não aumenta a disposição para realizar exercícios físicos.

Alívio das cólicas menstruais

A valeriana também ajuda a aliviar cólicas menstruais, pois tem um composto antiespasmódico e sedativo que faz com que a musculatura lisa do útero contraia menos durante a menstruação. Tomar chá de valeriana durante a TPM pode ajudar.

Tratamento auxiliar à distúrbios psicológicos

Há estudos que apontam correlação positiva no consumo de valeriana como tratamento coadjuvante contra o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e da hiperatividade em crianças, porém, de forma alguma a pessoa deve abandonar a terapia com psicólogo ou psiquiatra e interromper o uso das medicações prescritas.

Pergunte ao seu médico ou ao seu psicólogo se há indicação da valeriana no seu caso, pois pode ser que você já esteja tomando alguma medicação que aumente o sono e seja ansiolítica, e tomar a valeriana pode deixá-lo mais cansado e muito mais lento no dia a dia.

Como fazer o chá de valeriana

Insira uma colher de chá de ervas picadas de valeriana no fundo de uma caneca ou de uma xícara, adicione água fervida, e tampe com um pires. Aguarde quinze minutos ou até amornar, tempo suficiente para a infusão, ou seja, para transferir para água os princípios dos compostos fitoquímicos.

Contraindicação

Gestantes, lactantes e crianças não devem consumir a valeriana.

Se você fica muito tempo ao volante ou opera máquinas pesados, ou seja, executa ações que exijam muita atenção, não é interessante consumir a planta antes dessas atividades.

Suplementos e medicamentos com valeriana

Além do chá também existem suplementos, e até mesmo medicamentos, com valeriana na composição. Toda medicação deve ser prescrita por um médico, dessa forma, pergunte ao especialista qual a melhor dose para você.

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