Verduras e legumes ajudam na prevenção contra o câncer

A baixa incidência de câncer de mama entre as asiáticas acostumadas a ingerir produtos à base de soja, como o tofu (queijo), chamou a atenção de um grupo de cientistas da Universidade John Hospkins, nos EUA, e foi o ponto de partida para uma série de pesquisas que levaram a uma conclusão animadora: os fitobioquímicos ajudam na prevenção contra doenças como o câncer e o infarto, sem muito sacrifício. Por isso, pense duas vezes antes de desprezar as saladas e as frutas em seu cardápio, pois elas também contêm esse tipo de substância.

De acordo com a pesquisa dos cientistas americanos, a soja contém alta concentração do fitobioquímico genistein, que suprime a produção de proteínas responsáveis pela sobrevivência das células cancerígenas. Da mesma forma, frutas, verduras e legumes contêm as mesmas propriedades. O licopeno, encontrado no tomate, por exemplo, está sendo estudado porque preveniria o câncer de próstata e o infarto.

Cada fitobioquímico age de uma maneira. Alguns têm ação anti-oxidante, contra os radicais livres — substâncias produzidas pelo corpo que degeneram as células — ou contra hormônios que estimulam a proliferação de células cancerígenas. "Eles atuam como varredores de substâncias envolvidas no processo de desenvolvimento do câncer", afirma o nutricionista e engenheiro biorgânico Wilson Camargo, um dos pioneiros no estudo de fitobioquímicos no Brasil.

"Há fortes evidências de que estes compostos reduzem o risco de doenças crônico-degenerativas", diz, por sua vez, Franco Lajolo, chefe do Departamento de Alimentação e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Mudança de hábitos também ajuda. Até hoje já foram classificadas aproximadamente 14 classes dessas substâncias. Os fitobioquímicos vêm sendo estudados há cerca de dez anos. Órgãos como o Instituto Nacional do Câncer norte-americano estão investigando a atividade desses compostos contra a doença. Segundo Nise Yamaguchi, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia, 60% dos tipos de câncer podem ser evitados pela mudança de hábitos de vida, especialmente na alimentação. Para ela, no entanto, a ciência ainda está longe de provar que determinados componentes da nutrição previnem contra esse mal. "A alimentação das populações é muito variada, e difícil comprovar o que realmente previne contra uma doença", afirma. Mas ela também recomenda uma dieta rica em vegetais e frutas verdes e amarelas, ricos em fitobioquímicos como os bioflavonóides, que podem prevenir contra o câncer.

Apesar de já existirem no mercado comprimidos com fitobioquímicos, os cientistas ainda não sabem qual é a dose isolada destas substâncias que consegue prevenir doenças. Por enquanto, a melhor opção para garantir uma boa porção de fitobioquímicos é investir em uma dieta rica em frutas e vegetais. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia ajudam bem.

Fabiane Leite, da Agência Estado.

Voltar para a Seção Alternativo
Voltar para a Página Principal